De todos os jogos do Facebook, eu só jogava Simply Hospital – aplicativo inspirado em Theme Hospital (quem também amava?! ♥) que eu descobri pelo Livejournal. Agora a E.A. lançou The Sims Social.
The Sims foi o jogo que eu mais joguei na vida e é um ciclo: você para de jogar um tempo e esquece, mas, quando bate a saudade, você joga e não consegue largar por dias. Lembro de ler uma revista antes do lançamento de TS falando sobre como ele seria. Meus olhos brilharam porque eu sabia que aquilo ali era meu jogo dos sonhos. Mas, depois de todos esses anos, mesmo sendo viciante e, pra mim, o melhor jogo de todos, ainda não é o que eu queria exatamente: porque eu sonho mesmo é com um The World, bem no estilo.hack. rs Ou seja, uma versão absurdamente melhor e mais realista de Second Life, que não me conquistou.
Quando vi as matérias sobre o lançamento de The Sims Social, pensei que seria revolucionário, mas me decepcionei bastante quando fui jogar e descobri que eu – e mais um monte de gente – tinha entendido errado, e a interação não é em tempo real. A fórmula básica de TS está lá, mas a inovação que eu esperava ainda não. É divertido visitar a casa dos amigos, principalmente pra ver como cada um está personalizando o jogo, mas interagir com um bot dele não agrega tanto.
Entre as coisas negativas, está também a Energia, que só é recarregada a cada cinco minutos, um ponto de cada vez. São esses pontos que você utiliza para fazer as interações mais interessantes do jogo – como as que rendem simoleons, e as relações com os amigos. Essa sacada para eles ganharem dinheiro virou na verdade uma demora chata que impede o jogo de ser mais viciante… e quem vai gastar se não estiver viciado?
O jogo está em versão beta e acabou de sair, então vamos ver as implementações que vão ser feitas. Por enquanto, o acesso ainda está complicado e é comum dar erros ou não conseguir carregar. A dica de limpar o cache do navegador me ajudou em várias ocasiões. ;)
Dicas
Algumas coisas que descobri nesse um dia de jogo e que acho que é bom saber.
Objetos grátis
Quer ganhar uma churrasqueira, teclado, tela de pintura, estante de livros, lareira, banheira e violão de graça? Curta a página do The Sims Social e depois visite o link “Welcome” no menu esquerdo, logo abaixo da imagem da página. Esses objetos foram liberados com o número de curtidores e outros ainda vão ser. Para pegar o seu, clique em “More To Like” no quadro que vai abrir, passe o mouse em cima do objeto e depois clique em “Get it now”. Você pode pegar todos eles. ;)
Construção de cômodos
Quando construir um novo cômodo, não se esqueça de pedir aos seus amigos para te darem uma mão. O cômodo novo só fica completo depois que três amigos topam ajudar. (Outro ponto negativo do jogo. Não vou querer encher o saco dos outros sempre, né?)Objetos incompletos
Alguns objetos que você compra precisam ser “montados” – são aqueles que tem o desenho de um martelo logo acima do ícone na loja de objetos. Para completá-los, você vai precisar juntar recompensas de ações. Para saber o que você precisa juntar e como conseguir, clique no móvel após comprá-lo. ;)
Energia ao mudar de nível
Ao subir de nível, você ganha o máximo de energia, então observe seu status de experiência: se estiver prestes a mudar de leve, pode gastar a energia sem pena! Mas aproveite para fazer ações que não ganham pontos de experiência (como interagir com os amigos), assim você não corre o risco de perder uns pontos de energia que poderiam aproveitar melhor antes da transição.
Bônus de energia ao visitar amigos
Ao visitar seus amigos pela primeira vez no dia, você ganha um bônus de energia. Ele é marcado logo abaixo do status de energia normal. Ao sair da casa, o bônus é perdido, então aproveite e use! Não faça como eu que antes de me tocar disso, saía achando que ia poder gastar em casa. rs